5 erros a evitar numa Entrevista de Emprego

Preparar esta fase do processo de selecção é fundamental para conseguir ultrapassar os outros candidatos!

Entrevista de Emprego

Num mercado de trabalho competitivo, caracterizado pelo aumento da oferta de trabalhadores e a criação de postos de trabalho em declínio, é cada vez mais difícil chegar à fase final do processo de selecção. Sabendo que mais de 50% das entrevistas fracassam por falta de preparação dos candidatos, o portal Empregos Manager apresenta cinco erros a evitar:

 

1. Mostrar uma expectativa salarial bem acima do oferecido

Um erro comum é demonstrar ambicionar um salário bem acima em relação ao qual a empresa está disposta a oferecer. Isso pode ser fatal e fazer com que fique logo de parte. Tentar descobrir antes de ir à entrevista qual é o salário praticado para a mesma função é sempre uma boa ideia e por vezes, uma simples pesquisa na Internet resolve a situação.

2. Abordar a experiência de trabalho relacionada com o emprego em questão

Uma entrevista de emprego é uma oportunidade para demonstrar que você é o melhor candidato para aquela oferta de emprego. Nesse sentido, quando lhe perguntarem acerca da sua a experiência anterior, deverá incidir o seu discurso na experiencia que tem. Por isso é muito importante preparar a entrevista, estudando bem a oferta de emprego e a empresa.

3. Erros básicos: chegar atrasado, não desligar o telemóvel, etc.

Pode parecer óbvio, mas a falta de pontualidade ou um telemóvel a tocar durante uma entrevista, pode-lhe dar uma má imagem. Apresentar-se com uma imagem cuidada e discreta também é importante.

Quanto à pontualidade, não é necessário apresentar-se 1 hora antes, mas tenha o cuidado de aparecer uns minutos antes da hora, por forma a não perder pontos ainda antes da entrevista.

Falar mal de antigos patrões, directores ou colegas é algo a evitar também!

4. Ter mal preparadas as respostas a perguntas habituais em entrevistas

Prepare as suas respostas antecipadamente com a maior honestidade possível. Poderá desta forma influenciar a seu favor a decisão do entrevistador.

Perguntas como “Porque saiu do seu último emprego?”, “Quais são os seus pontos fracos?” e “Porque quer trabalhar nesta empresa?”, são regularmente utilizadas por parte de quem entrevista, e a não ser que não queira o emprego em questão, deverá logicamente preparar uma resposta assertiva a estas e outras questões.

5. Não analisar bem a oferta de emprego, o sector e a empresa

Temos de aprender em detalhe, antes da entrevista, que tipo de funções são normalmente exigidas naquela função, qual a situação da empresa, o seu histórico, bem como o estado do sector em si. Se conseguir munir-se de uma ou duas curiosidades é o ideal.

Além disso saber o nome da pessoa que o vai entrevistar também pode ajudar. Quanto mais se conectar com essa pessoa, melhor. As novas tecnologias podem ajudar nessa missão, por isso não tenha receio em usar o LinkedIn para contactar pessoas da empresa e perguntar-lhes de forma simpática algo sobre o trabalho. Mostrar interesse pode ser uma vantagem.

Não conhecer a empresa, nem conhecer minimamente bem o sector e a função, pode revelar-se um grande tiro no pé.

 

Aproveite e veja as fantásticas Ofertas de Emprego no nosso portal de emprego e formações. Não deixe que a oportunidade se lhe escape!

One thought on “5 erros a evitar numa Entrevista de Emprego

Comments are closed.