10 dicas para lidar com colegas de trabalho difíceis

Todos temos no ambiente de trabalho um ou outro colega com um feitio mais difícil de lidar, podendo mesmo chegar a ser bastante problemático.

Uns falam demasiado e nunca ouvem, espalham boatos, outros têm de ter sempre a última palavra, ou criticam tudo o que não foram eles a fazer. Há vários géneros e tipos.

Ficam aqui 10 dicas para ajudar a lidar com esses colegas.

1. Conheça-se a si mesmo. Quanto melhor se conhecer, menos provável é que reaja mal às situações com os seus colegas de trabalho de feitio “especial”. Este é talvez o ponto mais importante. Conheça os seus limites, os seus níveis de tolerância.

2. Identifique as pessoas problemáticas. Sabendo quem são e como são, mais facilmente se pode antecipar aos problemas que vão sendo criados por elas.

3. Sorria amigavelmente. Um sorriso e simpatia poderão fazer milagres com os seus colegas “difíceis”.

4. Descubra se outros colegas estão com problemas semelhantes com os “problemáticos“. Se você for o único a ter um problema com essa pessoa, o problema poderá estar em ambos. Analise bem a situação. Descubra onde está o problema antes de querer tomar atitudes mais drásticas.

5. Não deixe os problemas piorarem. Não deixe chegar a um tal ponto em que perde a racionalidade e age apenas com a emoção. Poderá perder a razão toda que tinha.

6. Comunique. Por vezes uma conversa pode resolver muitos problemas e, principalmente, mal-entendidos. Esteja calmo, se optar por conversar com o seu colega nunca o faça de “cabeça quente”.

7. Respeito. Respeite os seus colegas “difíceis” e o seu direito de serem diferentes, mesmo que não goste deles. Eventualmente o respeito será retribuído.

8. Mantenha-se profissional. Este ponto é bastante importante. Se mantiver sempre o seu profissionalismo intacto, dificilmente alguém arranjará argumentos contra si. E ficará ainda de consciência tranquila.

9. Não se vitimize. Vitimizar-se e sentir-se mal devido ao tratamento que o seu colega “difícil” lhe dá apenas agravará o problema e o seu estado emocional. Começará a sentir-se cada vez pior e mais vítima, culpabilizando a outra pessoa por tudo. Reaja e responsabilize-se pela forma como se sente.

10. Volte as costas. Em alguns casos, a melhor solução é voltar as costas e ir-se embora, em vez de ficar a discutir e a piorar a situação.

8 thoughts on “10 dicas para lidar com colegas de trabalho difíceis

  1. Nunes Reply

    Colegas dificeis há em td o lad! O ponto 10 do volte as costas é que não é la muito pra mim não

  2. Nunes Reply

    Colegas dificeis há em td o lad! O ponto 10 do volte as costas é que não é la muito pra mim não

  3. David dos Santos Reply

    É mais fácil falar do que fazer realmente.. Não me parece que dicas assim ajudem alguém já que há colegas em que não há solução nenhuma..
    É preciso é muita paciência e saber ignorar.

  4. David dos Santos Reply

    É mais fácil falar do que fazer realmente.. Não me parece que dicas assim ajudem alguém já que há colegas em que não há solução nenhuma..
    É preciso é muita paciência e saber ignorar.

  5. Marrrrrr Reply

    o pior é quando trabalhamos com mulheres, eu sou mulher, mas sinceramente odeio trabalhar com as mulheres, gostam de ser as melhores, sao invejosas, miskinhas, gostam de “xibar” das colegas pelas costas, sao falsas, ao passe que os homens sao masi camaradas uns com os outros. o pio e qdo sao mal formadas e teem preconcitos, ui é de fugir

  6. anonimo Reply

    meu o que faço com uma colega de trabalho q fala mau de mim nas costa e agora deu pra me esnobar acho q é uma mal -amada .peço a Deus todos dias paciencia pois a mesma está gravida.

  7. Eliasport Reply

    Pessoas de Comportamentos diferenciados existem em todos lugares. A discordia existe e é uma caracteristica dos humanos. Se aceitamos e respeitamos o ponto de vista de quem quer que seja, não vai haver a discordia e o desentendimento.

  8. zeca Reply

    o “dar a provar do mesmo veneno” é o ideal. nada como manter o nivel alto e mandar bocas “cá de cima”.

    um ditado verdadeiro:

    “Nunca discuta com um idiota, ele baixa-te ao nível dele e ganha-te em experiência.”

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*