Novas Tendências do Mercado de Trabalho: Vídeo Currículos

Aumente as hipóteses de chamar à atenção dos empregadores e sobressaia nos processos de recrutamento e selecção! O Vídeo-CV está a ficar cada vez mais popular e mais utilizado na procura de emprego, pois como se costuma dizer, “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Mas atenção, tente não ultrapassar os 3 ou 4 minutos de vídeo, pois isso basta para dar a conhecer algumas características suas, bem como a experiência profissional.

Os benefícios do Vídeo Currículo

O Vídeo-CV dá-lhe possibilidade de, em poucos minutos, mostrar uma faceta activa e dinâmica, descrever resumidamente os seus pontos fortes e a sua experiencia profissional, demonstrar que tem uma apresentação cuidada e que não tem dificuldade em se expressar.
Repare que o Vídeo Currículo poderá ser a sua hipótese de garantir uma entrevista presencial, portanto tenha muita atenção à postura, apresentação, timbre da voz, linguagem não-verbal, e antes de o enviar a alguma empresa, peça opiniões de pessoas suas amigas, com o intuito de corrigir alguma eventual falha.
Poderá colocar o vídeo num blog pessoal ou no youtube, retirando assim esse link e colocando-o na carta de apresentação e no próprio CV escrito.
Por outro lado os recrutadores entendem-no como uma forma rápida de conhecer melhor o candidato, pois enquanto que o Vídeo-CV deverá ter 2 a 4 minutos, já uma entrevista presencial demorará habitualmente no mínimo 15/20 minutos.

Sugestões:

  • Falar pausadamente mas com dinamismo e apresentar-se de forma cuidada
  • Começar o vídeo mencionando o seu nome e que o seu Vídeo-CV é curto mas esclarecedor
  • Referir os principais sucessos da sua carreira profissional, habilitações literárias e as mais-valias que poderá representar para uma entidade empregadora
  • Terminar com um agradecimento pelo tempo despendido e com o e-mail e contacto telefónico
  • Não abdicar do currículo escrito, visto que o Vídeo Currículo é um complemento.

Está ao seu alcance cativar os empregadores, por isso empenhe-se ao máximo nesta tarefa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *