Carta de Candidatura Espontânea – Como Fazer

Carta de Candidatura EspontâneaUma Carta de Candidatura Espontânea acaba por ser um misto de Candidatura Espontânea  e de Carta de Apresentação, por reunir os dois objectivos do candidato a um emprego: apresentar a relação entre a sua motivação e interesse por aquele posto de trabalho/empresa em particular e as características pessoais e as habilitações académicas e/ou profissionais que se lhe adequam e que constituem uma mais-valia para o empregador. Ou seja, a Carta de Candidatura Espontânea deverá ser personalizada.

                                                                                                                                           

Para que uma Carta de Candidatura Espontânea atinja os seus objectivos de suscitar o interesse do empregador deverá, em primeiro lugar, ser feita de forma organizada e, em segundo, deverá ser redigida de forma clara, coerente e concisa.

Em primeiro lugar, faça a pesquisa de quais as empresas a que se quer candidatar, tendo em consideração a relação entre os seus desejos e competências e como pode constituir uma mais-valia para as mesmas.

Não ponha de lado as pequenas empresas pois estas possibilitam, muitas vezes, postos de trabalho muito interessantes/apetecíveis e a oportunidade de poder mais rapidamente mostrar as suas competências.

Deverá enviar para cada empresa a que se dirige uma Carta de Candidatura Espontânea personalizada, juntamente com o seu Curriculum Vitae atualizado.

Em suma, é fundamental que a candidatura seja dirigida à empresa certa, do modo mais personalizado possível, que ofereça serviços específicos e que destaque as suas principais competências pessoais, académicas e profissionais.

Por fim, deverá manter as suas Candidaturas Espontâneas organizadas e junto com a informação que recolheu sobre cada uma para, no caso de ser chamado para uma entrevista, poder preparar-se de forma mais fácil e rápida aumentando as possibilidades de sucesso.

 

 

Aproveite e veja as fantásticas Ofertas de Emprego no nosso portal de emprego e formações. Não deixe que a oportunidade se lhe escape!